quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SEMINÁRIO RáDIO






Apresentação da equipe de Radio e educação
Nosso trabalho teve uma iniciativa basaeda em algumas sobre historico e qual deveria ser o foco educativo desse ambiente

Reflexão Final!!!!!!!

Agradeço a Bonilla por ter aberto a minha cabeça e colocado nela as possibilidades exitentes com o uso da tecnologia.Sairei dessa disciplina com a certeza que serei uma pessoa mais crítica,pois conheço um pouco mais dos ambientes tecnológicos.Afinal saber é poder,inclusive de argumentação.
Mais puxando a sardinha para o meu lado, vou defender a minha produção de rádio como a mais inovadora e sensacional,por ter aspectos engraçados,sarcasticos e de um profundo conhecimento.Deixando as brincadeiras de lado,participar de uma atividade desse porte , no qual eu fui agente produtor e colaborador foi maravilhoso.E a minha auto-estima realmente foi parar no teto, pois ouvi a gravação milhões de vezes e pensei: eu ajudei a produzir(nossa que responsabilidade).Um tópico do nosso trabalho me chamou muito a atenção, pois se trata da gravação da rádio escola(projeto o MEC) e esse tem uma dinânica engraçada,pois os produtores enfatizam bemo carater nordentino e rotulam muito as peculiaridades de determinados grupos(Portugueses,negros).A forma trabalhada é muito determinante a nível cultural e não possibilita conhecer o indivíduo como um ser uníco.
Vídeo interessantre sobre rádio aplicado a educação:

Rádio.Adoro!!!!!!!!!





Será que até as tecnologias aparesentadas são a serviço do capitalismo.E cadê a concepção de revolução,mudança?
O nosso seminário e produção foi direcionada a rádio e o seu teórico comprometimento social,porque a rádio nasceu com intuito colaborativo e com o passar do tempo,essa criação foi se perdendo e não há tanto investimento parsa esse fim.
A equipe de rádio produziu uma gravação,no qual há o combate claro entre uma concepção inovadora(Cassandra Antonella)e uma visão mais conservadora (Flávio frnando.Gravação que tem uma pitada de bom humor, conhecimento e gueeras de ideologias.Não deixem de ouvir está no MOOdle link
stat7038.jpg (41 KB)(precisa ter o audacity instalado na máquina )

Seminários e produções






Chegou a hora do vai ou racha! Meses de esforços para apresentar o trabaho dos seminários e produções.O grupo de outras equipes que falaram sobre impressos ,internet, tv e vídeo explanarm e colocaram para a sala a oportunidade de um maior reflexão.E no o decorrer das apresentações surgiram questionamentos sobre a real importância desses ambientes e a sua verdadeira utilização na educação.Aprendi a aplicabilidade de algumas palavras, exemplo ambiente,ferramenta(jamais),impacto(jamais).Foi uma ótima oportunidade para trocar conhecimentos tecnológicos.
Sim então, os instrumentos discutidos nesses seminários são Ambientes ou Ferramentas?

Termino do Congresso



Galera terminou o Congresso e comecei a me questionar sobre vários assuntos debatidos nesse ambiente(palavra do momento).Inicialmente sobre a utilização do Blogger como ferremanta educativa e participativa,anteriormente a minha concepção de Blogger tangenciava apenas o lazer e a divrsão sem a preocupação maior com a sua possibilidade de ser colaborativo.E o segundo debate que gostei muito foi sobre a posibilidade de filtrar os conteúdos das Twikis.Então surgiu o conflito,cadê o discusso de democracia e liberdade de expressão?tenho o dieito de podar um colega?
Por ter me colocado para fazer muitas "snapses" e começar a me questionar sobre uma futura pedagoga,achei o projeto do congresso d Tecnologias fantástico.E com muito orgulho recebi o meu certificado .Oba!oba!

Rádio





Nosso seminário de rádio, abriu a minha mente e me permitiu compreender as possibilidades disponibilizadas por esse ambiente e a riqueza de conhecimento proporcinda por ele. Entretanto por ser utilizado como um ambiente válido apenas para uso científico ou conteudista reduz muito o que pode ser explorado nesse ambiente.Agora o que Bonilla defende eu asino em baixo, temos que colocar nossos alunos para falar,gravar e produzir sempre, temos que despertar a responsabilidade e a auto-estima deles.Valeu Bonilla.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Homenagem a minha falta de tempo

Oração ao tempo

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...

Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...

Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

Caetano veloso

Educação em manchete!!!!!!!!!

Mensagem à família

Na educação de nossos filhos
Todo exagero é negativo.
Responda-lhe, não o instrua.
Proteja-o, não o cubra.
Ajude-o, não o substitua.
Abrigue-o, não o esconda.
Ame-o, não o idolatre.
Acompanhe-o, não o leve.
Mostre-lhe o perigo, não o atemorize.
Inclua-o, não o isole.
Alimente suas esperanças, não as descarte.
Não exija que seja o melhor, peça-lhe para ser bom e dê exemplo.
Não o mime em demasia, rodeie-o de amor.
Não o mande estudar, prepare-lhe um clima de estudo.
Não fabrique um castelo para ele, vivam todos com naturalidade.
Não lhe ensine a ser, seja você como quer que ele seja.
Não lhe dedique a vida, vivam todos.
Lembre-se de que seu filho não o escuta, ele o olha.
E, finalmente, quando a gaiola do canário se quebrar, não compre outra...
Ensina-lhe a viver sem portas.
Eugênia Puebla

Pensamentos sobre educação

É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
Immanuel Kant


Educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria,e, só um povo sábio pode mudar seu destino.
Samuel Lima


A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.
Paulo Freire

Nossa!

O Poeta e a Lua - Vinícius de Morais

Em meio a um cristal de ecos
O poeta vai pela rua
Seus olhos verdes de éter
Abrem cavernas na lua.
A lua volta de flanco
Eriçada de luxúria
O poeta, aloucado e branco
Palpa as nádegas da lua.
Entre as esferas nitentes
Tremeluzem pelos fulvos
O poeta, de olhar dormente
Entreabre o pente da lua.
Em frouxos de luz e água
Palpita a ferida crua
O poeta todo se lava
De palidez e doçura.
Ardente e desesperada
A lua vira em decúbito
A vinda lenta do espasmo
Aguça as pontas da lua.
O poeta afaga-lhe os braços
E o ventre que se menstrua
A lua se curva em arco
Num delírio de luxúria.
O gozo aumenta de súbito
Em frêmitos que perduram
A lua vira o outro quarto
E fica de frente, nua.
O orgasmo desce do espaço
Desfeito em estrelas e nuvens
Nos ventos do mar perpassa
Um salso cheiro de lua
E a lua, no êxtase, cresce
Se dilata e alteia e estua
O poeta se deixa em prece
Ante a beleza da lua.
Depois a lua adormece
E míngua e se apazigua...
O poeta desaparece
Envolto em cantos e plumas
Enquanto a noite enlouquece
No seu claustro de ciúmes.



A rosa desfolhada - Toquinho/Vinícius de Moraes


Tento compor o nosso amor
Dentro da tua ausência.
Toda a loucura, todo o martírio
De uma paixão imensa.

Teu toca-discos, nosso retrato,
Um tempo descuidado...
Tudo pisado, tudo partido,
Tudo no chão, jogado.

E em cada canto
Teu desencanto, tua melancolia.
Teu triste vulto desesperado
Ante o que eu te dizia.

E logo o espanto e logo o insulto,
O amor dilacerado.
E logo o pranto ante a agonia
Do fato consumado.

Silenciosa ficou a rosa
No chão despetalada.
Que eu com meus dedos, tentei a medo
Reconstituir do nada.

O teu perfume, teus doces pêlos,
A tua pele amada.
Tudo desfeito, tudo perdido,
A rosa desfolhada.

Galera começou o congresso

A intenção do congresso foi muito significativa,mas as palestras eram muito logas e as páginas não tinham vida e isso não estimula muito a visualização e a leitura atenta.
A minhas postagens:
Deu problema na minha máquina ,mas vou atualizar

Metareciclagem

Viva essa ideia revolucionária.
Assistam esse filminho

Como funciona a rádio Faced?



Como Funciona?
Conheça os estúdios da Rádio FACED Web e aprenda como ela funciona: A Rádio está instalada no terceiro andar da Faculdade de Educação - FACED/UFBA. Estamos equipados com um computador, rodando software livre, para viabilizar uma transmissão estável e de alta qualidade. Este computador é o alimentador da rádio, que gera o fluxo de áudio digital (streaming) que você ouve, a partir de fontes como microfone, arquivos no computador, fita cassete, CD, e outros, através de uma mesa de som (mixer).

Temos na nossa sala de produção, três computadores com sistema operacional Debian GNU/Linux para gravação, edição e produção de material.

oficina de rádio e edição de vídeo

Cada vez mais nessa disciplina percebo que as tecnologias são imensamente necessárias para o desenvolvimento dos alunos em nossas escolas,porque apesar de sempre questionarmos isso ,há necessidade de preparação desses individuos para o mercado de trabalho .Afinal todos querem trabalhar e ganhar sua independencia.Entretanto o desenvolvimento tecnologico tem várias ramificações e permite a sua ação na área que mais se identificar,mais tiver afinidade.Agora voltaremos a relidade e lembraremos que mal as escolas tem computador,imagine uma rádio própria.É gente falta investimento das políticas públicas.
A oficina me deixou com muitas expectativas,pois tive uma noção como se produz uma atividade em rádio e fazer edição de vídeo(bem superficialmente).E descobri que a atividade destinada da disciplina terei que fazer uma produção de rádio. A nossa equipe vai fazer uma rádio novela no qual teremos uma professora gaúcha que saca tudo sobre inclusão digital(E daí?),Esse trabalho vai dar o que falar!!!!!!!!!!!.Não posso esquecer dos monitores que nos acessoraram Géssica /Dart(rádio) e Bruno e Luciana (vídeo)

iNCLUSÃO DIGITAL


Inclusão Digital é a democratização do acesso àsTECNOLOGIA DAS INFORMAÇÕES, de forma a permitir a inserção NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital. Mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida. MAS PENSANDO MELHO NINGUÉM É INCLUIDO DIGITALMENTE 100%,NINGUEM É DENTENTOR DE TODO CONHECIMENTO PROPORCIONADO PELA TECNOLOGIA. TODOS OS DIAS NASCEM NOVOS CONHECIMENTOS ,NOVAS INFORMAÇÕES E POR ISSO EU DIGO " EU TENHO MUITO A APRENDER ,SOU UMA EXCLUIDA DIGITAL"

A historia do Software livre

Galera encontrei um vídeo que mostra a origem do Software livre de uma forma diferente e esclarecedora .EU TRABALHO COM TELEFONIA CELULAR E MINI-MODEN DE INTERNET E ACHO UM ABSURDO A NÃO COMPATIBILIDADE QUE OS MESMOS TEM COM O SOFTWARE LIVRE. E INFELISMENTE ESTOU SUBMETIDA A ISSO,E QUESTIONAR PARA PESSOAS QUE IGNORAM ESSA LIBERDADE É MUITO DIFÍCIL.